20/09/2013

6 Curiosidades Sobre a História dos Cosméticos

1- Antigos egípcios: Os egípcios preenchiam e lambuzavam as sobrancelhas e cílios com Kohl, um creme feito a partir da gordura de carneiro, misturados com pó de chumbo e fuligem. Os antigos egípcios também eram conhecidos por tomar banhos de leite e mel para amaciar e perfumar a pele.



2 – Gregos e Romanos: Por volta dos anos 100 d.c., os romanos pintavam seus rostos e corpos com giz para conseguir uma aparência esbranquiçada e pálida. Eles também criaram tratamentos para combater a acne através da combinação de farinha de cevada e manteiga. Os romanos também descoloriam seus cabelos com lixívia (uma solução alcalina, mais conhecida como água sanitária), o que resultava em muitas pessoas carecas. Já os gregos, improvisavam uma espécie de blush e batom, manchando suas bochechas e lábios com suco de frutas vermelhas. Eles também escureciam seus cílios com incenso negro.

3 - Idade Média: Ao contrário de hoje - dias em que um belo bronzeado é motivo de inveja -, na idade média ser pálido era cool. As mulheres queriam tanto ficar brancas ao ponto de sangrarem para alcançar uma aparência “incolor”.

4 – Século 150/160: Durante este período a realeza e sua corte foram os únicos que usaram cosméticos. Depois de um tempo, as fragrâncias foram se tornando popular na França e agentes branqueadores eram usados no rosto. Esses produtos eram compostos por carbonato, hidróxido e óxido de chumbo. Em alguns casos eles causavam paralisia muscular e levavam a morte.

5 - Por volta de 1800: Quase todas as classes sociais usavam cosméticos, mas ainda muitos produtos eram tóxicos. Sombras e batons continham ingredientes venenosos como sulfeto de mercúrio e beladona. O óxido de zinco, que é usado ainda hoje, foi apresentado como pó facial para substituir as versões mortais.

6 - Os anos 1900: Durante os anos 1900 a indústria de cosméticos cresceu substancialmente. Em 1913, a máscara para cílios, como conhecemos hoje, foi desenvolvida pelo químico francês Eugène Rimmel. Logo se tornou popular em toda a Europa. A aceitação mundial do produto veio quando TL Williams desenvolveu uma embalagem muito semelhante da atual. Mais tarde, a maquiagem tornou-se um caminho para as mulheres se expressarem.


Fonte: “História da Maquiagem, da Cosmética e do Penteado – em Busca da Perfeição”, Ana Carlota Régis Vita. 

Fotos: Reprodução 

Consulte e curta a Renatimus Beauty https://www.facebook.com/renatimus

COMENTE PELO BLOG!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Muito obrigada pela tua visita!Se gostou, compartilhe e volte sempre!!Um beijo e muito #sucesso para você =)