03/02/2014

E aê você gosta de BATOM?

O que você sabe sobre o batom? 
Você gosta de batom? 

Pois eu amoo batom. Pode ser cintilante, cremoso, gloss ou matte, tenho vários preferidos, e não importa o modelo, com bala tamanho jumbo ou com a bala fininha, tipo àqueles da linha Extralasting da Avon, pode ser brilho labial com pincel ou brilho em bastão, batom em formato de lápis, batom em potinho, brilho labial gloss em bisnaga, tanto faz, aamooo batom e o importante é não faltar um batonzinho na minha bolsa hehe

HISTÓRIA DO BATOM

"O batom é um cosmético usado para dar cor aos lábios. Com ou sem brilho, realça a boca e é disponível em várias cores e marcas, adequando-se a diversos gostos. O nome vem do francês bâton, literalmente "bastão", embora o cosmético não seja chamado assim em francês.

As mulheres da Antiga Mesopotâmia foram possivelmente as primeiras mulheres a inventarem e usarem batom. Elas pulverizavam minérios para decorar os lábios. As mulheres da antiga Civilização do Vale do Indo usavam batom nos lábios para decoração. No Egito Antigo, eram usados pigmentos vermelhos extraídos de algas, 0.01% iodo, e bromo manitol, o que causa graves problemas de saúde. Batons com efeitos brilhantes foram inicialmente feitas usando a substância que causa a iridescência encontrada em escamas de peixe.

Na Europa Medieval, o batom foi proibido pela igreja e foi pensado ser usado como uma "encarnação de Satã" (que derrota hein!! Graças que não temos isso hoje em dia hehe)

Inglaterra

Colorir os lábios começou a ganhar alguma popularidade na Inglaterra do século 16. Durante o reinado da rainha Elizabeth I ter os lábios vermelhos brilhantes e um rosto branco e austero tornou-se moda. Naquela época, o batom era feito a partir de uma mistura de cera de abelha e extratos vermelhos de plantas. Só as mulheres da classe alta e atores masculinos usavam maquiagem.
Em 1770 foi proposta uma lei britânica para o Parlamento que um casamento devesse ser anulado se a mulher usava cosméticos antes do casamento.
Durante a maior parte do século 19, o uso óbvio de cosméticos não foi considerado aceitável na Grã-Bretanha para mulheres respeitáveis​​, e seu uso foi associado a grupos marginalizados, como atrizes e prostitutas. Considerava-se descarado e grosseiro usar maquiagem. Na década de 1850, relatórios foram publicados às mulheres com advertências sobre os perigos do uso de chumbo e vermelhão em cosméticos aplicados na face. 
Até o final do século 19, Guerlain, uma empresa de cosméticos francesa, começou fabricar batom. O primeiro batom comercial foi inventado em 1884, por perfumistas em Paris nas França. Era coberto de papel de seda e feito a partir de sebo de veado, óleo de rícino e cera de abelha. Antes disso, o batom tinha sido criado em casa. Aceitação completa do uso de cosméticos indisfarçável na Inglaterra parece ter chegado para o londrino na moda, pelo menos em 1921.

Estados Unidos

No século 19, o batom era colorido através de corante carmim. O corante carmim era extraído de cochonilha nativas do México e da América Central. A cochonilha é um inseto que produz ácido carmínico para evitar a predação por outros insetos. O ácido carmínico, constitui 17% a 24% do peso de cada inseto seco e o corante pode ser extraído de seu corpo e ovos.
Este batom não vinha em um tubo, mas era aplicado com pincel. O corante carmim era caro e aparecer de batom carmim era considerado pouco natural e teatral, por isso o batom não era para uso diário. Somente atores e atrizes poderiam sair em público com batom. Até 1880, poucas atrizes de palco usavam batom em público. A atriz Sarah Bernhardt, começou a usar batom e blush em público. Antes do final do século 19, as mulheres só usavam maquiagem em casa. Bernhardt muitas vezes aplicou corante carmim nos lábios publicamente.
No início da década de 1890, o carmim foi misturado a uma base de cera e óleo. A mistura rendeu uma aparência natural e foi mais aceitável entre as mulheres. Naquela época, o batom não era vendido em tubos metálicos ou pláticos, mas em tubos de papel, papéis coloridos, ou em pequenos frascos.
Em 1912 as mulheres americanas já começaram a considerar batom como aceitável, embora um artigo no New York Times avisava ​​sobre a necessidade de usar com cautela.
Em 1915, o batom foi vendido em cilindros metálicos que foram inventado por Maurice Levy. As mulheres tinham de deslizar uma alavanca pequena na parte lateral do tubo com a ponta dos seus dedos para deslocar o batom para cima para o topo da embalagem. Em 1923, o primeiro tubo giratório foi patenteado por James Bruce Mason Jr. em Nashville, Tennessee. Como as mulheres começaram a usar batom para fotografias, a fotografia ajudou o batom a ser aceitável entre as mulheres. Elizabeth Arden e Estee Lauder começaram a vender batom em seus salões."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Batom


Bacana saber o início e a trajetória do nosso querido e indispensável batom. Pensando nisso, selecionei algumas fotos de vários batons da Avon e Natura que estão em PROMOÇÃO nestas campanhas atuais, assim você poderá conferir e se gostar de algum, me fala Ok!












Gostou?
Se quiser adquirir quaisquer produto desta publicação, envie um e-mail para: contato@natimusbeauty.com.br


COMENTE PELO BLOG!

6 comentários:

  1. Eu amo baton, não saio de casa sem ele, que bacana a história dele e suas dicas tambem, parabens e muito sucesso pra voce.bjs
    http://ivamoraes.blogspot.com
    Obrigada flor por sua visita e volte sempre que puder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iva! Muito obrigada pelo carinho sua linda.
      Beijo.

      Excluir
  2. oi vim conhecer seu blog, como é bom fazer novas amizades, eu amo batons mas prefiro gloss, gostei to seguindo...te convido a conhecer meu espaço e se gostar siga tb...bjosss
    www.bybeiju.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata (nome lindooo rsrs), muito obrigada pela visita e que bom vc gostou do post, batom é tudodibom né!!
      Adorei seu espaço e tbm já tô te seguindo ;-) amizades novas são sempre muito bem-vindas.
      Um beijo.

      Excluir
  3. Eu tinha medo de usar batom porque uso aparelho, me sentia estranha. Agora usando as cores certas me sinto a vontade, massssss ai que saudade de usar os chamativos rsrs Enfim, amei o post, beijos

    FB: http://florescerecrescer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Jéssica!
    Que nada menina, usar aparelho não influência nas cores, creio que o importante é vc se sentir bem, e usando cores chamativas é só tomar cuidado para não sujar o aparelho, passando o batom direitinho nos lábios. Se permita ser feliz =)
    Um beijo e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir



Muito obrigada pela tua visita!Se gostou, compartilhe e volte sempre!!Um beijo e muito #sucesso para você =)