31/07/2014

Como acabar com a caspa?

Bom dia meninas, tudo bem por aí?

A alguns dias eu me vi sofrendo com um mal que atinge mais do que a metade da população, a caspa. Na realidade no começo eu achei que era caspa e fiquei desesperada pois pra mim isso era um sinal de pessoas com má higiene pessoal, falta de cuidados ou até mesmo doenças! Foi um choque pra mim já que uma das coisas que eu mais cuido e invisto no meu corpo é o meu cabelo, sempre foi assim! Gosto muito de cuidar, hidratar e lavar dia sim dia não, ou seja, um choque quando vi o primeiro sinal de que estava com caspa!

A primeira atitude que eu tive quando vi o primeiro sinal de caspa foi lavar mais o cabelo e com shampoos que deixam o cabelo mais seco que pra mim é o que mais aparentava ser limpo! Shampoos transparentes e também aqueles que chegam quase a ser um anti resíduos, chegava a lavar o cabelo duas vezes no dia com esse tipo de shampoo e usar muito pouco condicionador do meio para o final do cabelo, mas quase nada mesmo, muito pouco!

Para o meu desespero a caspa só aumentou e não era bem uma caspa, nós costumamos ver a caspa como pontinhos brancos mas no meu caso era "plaquinhas" que saiam do couro cabeludo como se fosse uma troca de pele e chegavam a aparecer na até na testa! Era muito constrangedor e eu precisava saber como acabar com a caspa imediatamente!

Quanto mais eu lavava o cabelo mais piorava e o pior momento era logo após o banho, eu saia e deixava o cabelo secar normalmente e em alguns minutos o cabelo estava completamente dominado pela caspa, um pesadelo!

Depois de tentar várias coisas por vontade própria eu decidi ir até uma dermatologista que me esclareceu muito mais coisas sobre esse tipo de problema do que eu poderia imaginar, foi como uma salvação para o que eu achava impossível e então eu decidi dividir isso com vocês! :)

A principal fonte para acabar com a caspa é descobrir qual é o motivo pelo qual ela apareceu no seu couro cabeludo, por exemplo, como eu achava que a caspa era um sinal de má higiene eu lavava mais o cabelo e a fonte da minha caspa era exatamente falta de hidratação na raiz ou seja, quanto mais eu lavava pior ficava.

Os principais causas da caspa:

Ressecamento do couro cabeludo.

Má alimentação (sim isso existe!).

Excesso de sebo (palavra que dá um nojinho mas é normal!).

Modo incorreto de lavar os cabelos, existem vários!

Bom vou falar do meu caso primeiro, como descobrir qual seu tipo de cabelo e o que ele precisa?

Basta "acariciar" a raiz dos cabelos limpos com a ponta dos dedos. Se sentir a raiz do cabelo mais durinha e uma sensação de aspereza o seu cabelo é seco na raiz e necessita de hidratação. Se sentir uma oleosidade maior do que o normal mesmo estando com o cabelo limpo ou lavado no mesmo dia o seu cabelo tem a raiz oleosa e tem várias formas de tratar essa raiz como shampoos transparentes que diminuem muito o óleo nos cabelos e limpam mais, lavar os cabelos com água morna quase fria mesmo no frio pois a água quente acaba com os cabelos, principalmente os oleosos!

A alimentação:

É até difícil de acreditar que hábitos alimentares podem interferir tanto na nossa beleza não é? Na realidade eu não acreditava tanto nisso a alguns anos atrás mas hoje eu vivo isso e acho que você também!

Quem nunca se acabou de tanto comer chocolates, doces ou comidas mais pesadas e acordou com uma ou duas espinhas no dia seguinte? O nosso corpo responde de formas variadas aos alimentos que ingerimos e uma dessas variações no nosso corpo é a caspa!

Quais alimentos podem contribuir para que você tenha caspa:

Todos os alimentos que contém farinha branca.

Todos os cereais refinados.

Leite.

Condimentos, sal e conservantes.

É óbvio que não da pra viver sem leite ou até mesmo temperos e condimentos, mas da pra reduzir né? Incluir frutas, vegetais e legumes no cardápio ajuda assustadoramente no combate a caspa! Outra coisa que é muito ruim para quem tem esse tipo de problema é o açúcar e alimentos gordurosos!

O bom é saber que mudando a sua alimentação você não vai eliminar só a caspa né? Você vai criar uma série de benefícios diários pra você como emagrecimento saudável, diminuição nas espinhas, um sono melhor e muitas outras coisas!

É necessário usar shampoo anti-caspa?

Sim! O uso do shampoo é indispensável e tem que ser um uso contínuo viu? O mais importante é saber que o shampoo em si funciona sim mas que os outros métodos aliados ao shampoo vão fazer você combater esse mal de forma muito mais rápida e sem volta o que é mais importante!

Outro ponto importante é saber que existe dezenas de tipos de shampoo anti-caspa e você precisa muito saber qual é o seu tipo de caspa antes de comprar, por exemplo, eu precisei comprar um shampoo anti-caspa "hidratação extrema" porque o meu tipo de caspa/cabelo era ressecado. Outro ponto foi que precisei aumentar a quantidade de condicionador que eu usava e que antes era quase zero!

anti-caspa
Se você não pode ir a um dermatologista vale a pena pesquisar quais mudanças aconteceram na sua vida dentro do período que a caspa começou a aparecer, além de todos os pontos que eu citei acima a caspa também pode ser causada por motivos emocionais como perda, tristeza entre outras coisas. Ai nesse caso é importante procurar um médico especializado no seu caso para ajudar! :)

Depois de adotar todos esses pequenos métodos diários a minha caspa sumiu e em apenas um semana eu já estava livre daquele incomodo que me fazia tão mal!

Vale lembrar que eu também tinha alguns péssimos hábitos com o meu cabelo como dormir com ele molhado ou ficar horas com a toalha na cabeça depois do banho, não faça isso!

Se você ainda tiver dúvidas de qual é o seu tipo de cabelo você pode fazer um teste nesse site AQUI que é super simples e dá muito certo! Além dele indicar qual é o seu tipo de cabelo ele ainda da dicas de como cuidar do tipo que apareceu pra você!

Cuide bem do seu corpo e ele estará sempre bem! #bemestarsempre

Espero ter ajudado vocês meninas!

Um beijo enorme e ótima quinta-feira a todas! ♥




COMENTE PELO BLOG!

Um comentário:

  1. Adorei a postagem, de vez em quando apareço com caspa e fico sem saber o porque e o que fazer, me ajudou bastante!

    BC
    www.elasabemtudo.com

    ResponderExcluir



Muito obrigada pela tua visita!Se gostou, compartilhe e volte sempre!!Um beijo e muito #sucesso para você =)