19/05/2015

Qual a diferença entre raios UVA e UVB? O que é FPS UVB e uva?

Saiba o que é FPS UVB e FPUVA e entenda qual a diferença entre eles.


Uma das dúvidas mais frequentes na hora de escolher o produto certo para se proteger do Sol é entender o que é e qual a diferença entre UVB e UVA.

E você sabia que o protetor solar não é só para praia e dias de sol?! O protetor solar deve ser usado diariamente, tanto no rosto quanto no corpo e com FPS - Fator de proteção solar - de no mínimo 15. Se a sua maquiagem já conter FPS, ainda assim, não deixe de usar um protetor solar para evitar o envelhecimento precoce.





Mesmo em dias nublados, em que as nuvens bloqueiam a passagem da luminosidade, os raios UVA e UVB continuam afetando a nossa pele. E isso explica a razão de ficarmos com a pele queimada mesmo nos dias de mormaço.


Entenda a diferença entre fator de proteção solar UVA e UVB:

UVB e UVA são os tipos de raios emitidos pelo Sol. Cada um é responsável por um determinado dano à saúde de nossa pele e embora os médicos sempre alertassem sobre eles, até alguns anos atrás eles não eram tratados com clareza pela indústria cosmética.

Para mudar isso em 2012 a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabeleceu novas regras para os protetores solares que tiveram que readequar suas fórmulas e rótulos.

Em meio as principais determinações estava a exibição clara no rótulo do FPS UVB e FPS UVA e o aumento da quantidade mínima exigida de cada um nos produtos.

O Fator de Proteção Solar UVB, ou somente FPS como é mais comumente encontrado nos rótulos, é o responsável por proteger a pele dos raios que causam as queimaduras na pele. Quanto mais alto for o FPS maior será sua proteção. Por exemplo, se você estiver usando um protetor solar fator 15, isso significará que você estará 15 vezes mais protegido contra as queimaduras solares caso não estivesse usando nada.




Já o FPUVA protegem contra os raios que causam manchas na pele, envelhecimento precoce e o mais grave, câncer de pele. De acordo com a nova regra, o FPUVA deve corresponder a pelo menos 1/3 do FPS do produto como, por exemplo, o protetor solar Avon Sun que possui FPS 30 e FPUVA 10,5. Antes dessa mudança os consumidores não sabiam se o produto continha FPUVA ou se era suficiente.



Além disso, hoje em dia devemos ficar atentos com a nossa pele, com o calor intenso e a radiação solar a proteção é fundamental para evitar manchas, queimaduras e até prevenir contra o câncer de pele. Muitos especialistas recomendam o uso diário do Protetor Solar para evitar danos e prejuízos à pele. O efeito do sol na pele causa muitos prejuízos a devem ser tratados por especialistas.



Saiba os efeitos dos raios UVA e UVB e veja as Dicas de Tratamento. Compilamos abaixo as orientações dadas pela Dermatologista que esteve no programa Bem Estar da TV Globo. 



Proteger a nossa pele dos raios  solares é essencial para mantê-las longe das manchas e outras doenças. Hoje em dia todas as pessoas devem usar o protetor solar, não importa a cor da pele, tanto os mais claros como a pele mais escura deve estar protegido.

Existem produtos específicos  para os diferentes tipos de peles, basta pesquisar ou seguir as orientações do seu médico. Também muitos acessórios são oferecidos no mercado para proteger a pele dos raios solares. Inclusive no verão, existem roupas adequadas para proteger crianças e adultos do calor intenso.

COMENTE PELO BLOG!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Muito obrigada pela tua visita!Se gostou, compartilhe e volte sempre!!Um beijo e muito #sucesso para você =)