18/05/2015

Você sabe como jogar fora Esmalte Velho?

6 dicas para descartar esmaltes velhos do jeito certo

Créditos: Avon Color Trend

Sem os devidos cuidados, componentes químicos do produto podem contaminar solo e água

Os esmaltes vencidos precisam de alguns cuidados na hora do descarte, pois, se forem jogados fora da forma errada, podem causar danos severos ao meio ambiente devido aos compostos químicos presentes no produto.

O consultor ambiental Alessandro Azzoni ensina qual é  jeito certo de descartar esmaltes. "Não é um difícil nem demorado e contribui para a preservação do meio ambiente", diz.

Como jogar esmalte fora

- Nunca jogue o vidro de esmalte no lixo comum. Isso faz com que ele acabe indo para um aterro e, ao se quebrar, os compostos químicos podem atingir o lençol freático e contaminar a água.

Crédito: Thinkstock
- Se ainda houver esmalte no vidro, a dica é reaproveitá-lo para pintar algum objeto, como copos, vasos e esculturas.

- Caso o esmalte não possa ser aproveitado, jogue-o em uma folha de papel e espere alguns minutos até a química evaporar. Esse papel pode ser colocado no lixo comum.

- O vidro, mesmo vazio, precisa estar limpo antes de ser jogado fora. Para isso, coloque um pouco de removedor ou acetona e mexa até dissolver o que ainda resta.

- Depois de limpo, o vidro pode ser descartado junto com os demais vidros para reciclagem. É importante lembrar de separar a tampa, que é de plástico, e colocar cada material em seu devido lugar.

- Há lojas especializadas em produtos de beleza que disponibilizam coletores de vidros de esmaltes. Procure se informar sobre a mais próxima de você.  

Matéria extraída do site Itodas Uol.

COMENTE PELO BLOG!

Um comentário:

  1. Oi! Dicas ótimas ,minha filha é manicure vou passar para ela estas dicas.B js

    ResponderExcluir



Muito obrigada pela tua visita!Se gostou, compartilhe e volte sempre!!Um beijo e muito #sucesso para você =)